Cassini atravessou, pela primeira vez, região entre a atmosfera e os famosos anéis do planeta. Depois de 22 sobrevoos, sonda deve mergulhar na atmosfera do planeta.

Fonte: G1

https://youtu.be/mfYU8PKknl8

Nasa divulgou, na manhã desta quinta-feira (27), imagens inéditas da atmosfera de Saturno feitas pela sonda Cassini durante seu “mergulho” na região que fica entre o planeta e seus anéis iniciado nesta quarta-feira. A sonda voltou a entrar em contato com a Terra na noite desta quarta e os dados começaram a chegar nesta madrugada.
As imagens mostram a atmosfera do planeta do ponto de vista mais próximo que já se conseguiu. Durante o mergulho, a Cassini chegou a 3 mil quilômetros das nuvens mais altas do planeta e a cerca de 300 quilômetros do anel mais interno.

“Nenhuma espaçonave chegou tão perto de Saturno antes. Tivemos que confiar em nossa experiência com os outros anéis de Saturno para prever como achávamos que este vão entre os anéis e Saturno seria”, disse Earl Maize, gerente do Projeto Cassini na Nasa.
Entenda os detalhes da missão da sonda Cassini no vídeo abaixo. O filme usa imagens reais tiradas pela sonda misturadas a animações visuais com base em dados reais.