Estudante de Medicina da UPAP desenvolve App para android, MEDICAR!

Existem inúmeras aplicações no mercado que auxiliam os profissionais médicos e estudantes em suas pesquisas e tomadas rápidas de decisão. Um fator que sempre inferiu gargalos ao acesso a informação é a dificuldade de conexão à internet em lugares desprovidos de redes móveis ou com tecnologias defasadas que tornam difícil ou até inviável a utilização dos serviços de tecnologia. Uma outra dificuldade é a consistência bibliográfica que essas informações são passadas, levando o profissional, muitas vezes, questionar a qualidade dos dados para uma correta solução dos problemas.

Foi pensando nessas dificuldades que um estudante brasileiro de Medicina da Universidade Politécnica e Artística do Paraguay (UPAP), Hadson Marcelo Gomes, desenvolveu um sistema para celulares Android que visa sanar esses problemas, o MEDICAR.

Baseado na literatura cientifica mais atual, websites de referência da área, SUS e profissionais da Medicina, o app Medicar agrupou um número grande de informações que irão, de fato, auxiliar e complementar as tomadas de decisão das equipes de saúde. “ Hoje em dia, não basta apenas que os médicos, principalmente os recém formados e estudantes, tenham em mãos grandes e pesados livros. Com um celular na mão, o profissional pode ter acesso a muita informação com bibliografia cientifica comprovada e muitas outras referências.” Diz o estuante e desenvolvedor que também salientou que a utilização do aplicativo deve ser sempre utilizada de maneira complementar às condutas praticadas pelos médicos ou estudantes.

Outra novidade marcante do Medicar é que, uma vez instalado no celular, todas as informações (quase 30.000 tópicos) estarão disponibilizados de forma que o usuário não precise de internet para acessar, dessa forma o profissional pode estar qualquer parte do mundo que, mesmo sem acesso a rede, poderá consultar de maneira rápida e alinhada, as informações. “Muitas vezes, poderemos estar em lugares com pouca estrutura, sem acesso e isso foi um dos principais motivos pelos quais tive a ideia de desenvolver a aplicação” completou Marcelo, que lançou o sistema dia 1º de outubro de 2018 depois de realizar testes com dezenas de profissionais e estudantes de todo Brasil durante 3 meses onde obteve críticas positivas e elogios por partes dos testadores.

Publicidade:

O App Medicar conta com:

✔ Calculadoras médicas de diversas áreas;

✔ Conteúdo dermatológico com fotos;

✔ Prescrições médicas;

✔ Condutas cirúrgicas, pediátricas, ginecológicas;

✔ Drogas pediátricas;

✔ Bulário com quase 2000 itens

✔ Antimicrobianos;

✔ Diversos guias como auxílio ao diagnóstico, ECG, VM, intoxicações, etc;

✔ Áreas de Medicina da Família e Medicina Interna;

✔ Obstetrícia;

✔ Ginecologia;

✔ Ortopedia;

✔ Oftalmologia;

✔ Guia de vacinação;

✔ Procedimentos cirúrgicos, pediátricos;

✔ Dicionário Médico;

✔ Código de Doenças (CID), etc.

Está disponível apenas para celulares Android e já com programação para lançamento para IOs no ano de 2019. Uma taxa de instalação é cobrada no ato do download porem, diferentemente de outros aplicativos similares, não existe mensalidade, “o acesso é vitalício e em constante atualização. Um sistema parecido costuma cobrar altos valores de forma mensal por um conteúdo reduzido de informações. Estamos lançando este app para popularizar o acesso fiel e devidamente embasado do conhecimento. O pagamento único que dá acesso vitalício é um custo que os usuários irão fazer para ajudar na produção e atualização do sistema” completou.

Que a Tecnologia da Informação vem, nos últimos anos, auxiliando todas as áreas do conhecimento não é nenhuma novidade. O acesso a dados nunca foi tão disseminado quanto tem sido agora com a popularização dos meios de comunicação e em especial a tecnologia móvel que, com apenas alguns toques na tela de um celular, promove o aproveitamento rápido e direcionado às informações mais atualizadas, dentre diversas áreas do estudo cientifico. A Medicina, dentre outras ciências da saúde, não ficaria de fora!

Link do app no GooglePlay

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.metro.medicar

Link da página do app no Facebook:

https://www.facebook.com/appmedicar/

Publicidade: