O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Vereador Candinho Gabínio recebeu em seu gabinete a visita de membros da Associação de Medicina do Exterior (AMEEX), a reunião também contou com a presença do Chefe de Gabinete do município, Victor Manoel Almada e o 1º secretário da Câmara Municipal, Vereador Wanderley Avelino.

De acordo com o presidente Candinho Gabínio, as tratativas da reunião, foram referentes às demandas solicitadas pela AMEEX. “Foi um encontro bastante produtivo, onde escutamos o lado dos acadêmicos que cursam faculdade no exterior e possuem algumas dificuldades em revalidar o seu diploma para atuar no Brasil”, destacou.

Segundo o presidente da AMEEX, Lucas Barros, a reunião foi proveitosa, e serviu para alavancar os ideais da Associação. “Atualmente possuímos cerca de 12 mil alunos que cursam medicina em Pedro Juan Caballero, portanto, a AMEEX tem a finalidade de aproximar estes alunos, para que possamos trabalhar em conjunto por melhorias no sistema de revalidação do diploma”, destacou Lucas.

A AMEEX é uma Associação de Alunos de Medicina, fundada em fevereiro de 2019 e conta atualmente com aproximadamente 2300 alunos associados, e suas principais pautas são a realização do Revalida duas vezes por ano, Inserção dos Médicos formados no exterior que ainda não revalidaram seus diplomas no Programa Médicos pelo Brasil e Complementação do curso de medicina em todas as Universidades Federais.

Audiência Pública

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Candinho Gabínio, se mostrou animado com a primeira reunião, e irá propor a realização de uma audiência pública, para tratar exclusivamente do REVALIDA. “Entendemos que esta é uma situação que é do interesse de todos os alunos, e não somente de uma instituição, portanto, é de extrema importância que possamos debater sobre este tema”, concluiu o vereador Candinho Gabínio.