PONTA PORÃ: ALERTA DE TEMPO SEVERO! Frente fria forte e perigosa está há caminho de MS

Segundo o climatempo são esperados ventos acima de 90 km/h, raios e chuva forte e há também à possibilidade de tornados em algumas regiões.

Depois de um dia de sol forte e calorão, um sistema de baixa pressão muito intenso irá dar origem a uma grande e forte fria. Grandes mudanças no tempo são esperadas para o Centro-Oeste e boa parte da Região entra em alerta.

Nesta sexta-feira (24), este sistema avança da Região Sul para o Mato Grosso do Sul , sul e oeste de Mato Grosso e influencia também o sul de Goiás. Ainda na madrugada e nas primeiras horas da manhã, há condições para ocorrência de temporais e descargas elétricas no sul de Mato Grosso do Sul, região de Ponta Porã.

Atenção para chuva volumosa, ventania e risco de tornado

O sul de Mato Grosso do Sul e a fronteira com o Paraguai, são as áreas com maior risco para chuva volumosa e ventania severa em torno de 100km/h. Há também, um risco para a formação de tornado. “Tecnicamente, no Brasil, não é possível prever com muitas horas de antecedência o local onde o tornado poderia ocorrer. Diante das condições meteorológicas favoráveis, esse risco para ocorrência de tornado existe nesta sexta-feira”, informa a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.

Publicidade:

Em Campo Grande o dia será bastante abafado, com sol pela manhã, mas a partir da tarde as áreas de instabilidade desta frente fria trazem chuva e ventos fortes entre 60 a 80hm/h acompanhadas de raios. É uma situação de alerta para temporais.

Em Cuiabá e Rondonópolis, o sol aparece, mas os ventos começam a soprar mais fortes com rajadas entre 50 a 70km/h, mesmo antes da chuva chegar. A noite o tempo fecha com previsão de pancadas de chuva e descargas elétricas atmosféricas de moderada a forte intensidade.

Para o leste de Mato Grosso, Goiânia e Brasília, ainda não haverá mudanças no tempo nesta sexta-feira. O predomínio é de sol e calor.

No sábado, a chuva ainda deve acontecer em áreas centro e norte de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e no sul de Goiás, mas com menos intensidade. O que vai chamar a atenção é à entrada do ar polar de forte intensidade sobre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso que vai deixar o dia muito frio. A queda na temperatura será acentuada.

Fonte:ovigilantems